BIO12 - Biologia do 12º ano

20 abril, 2007

Trabalhos de pesquisa

Tema geral
PRESERVAR E RECUPERAR O MEIO AMBIENTE


Enquadramento e objectivos


Os trabalhos de pesquisa propostos enquadram-se na última unidade do programa de Biologia do 12º ano – Preservar e Recuperar o Meio Ambiente – pelo que devem orientar-se para as aprendizagens previstas. Pretende-se que os alunos tomem consciência, por um lado, da degradação ambiental em curso e, por outro, das soluções existentes para minimizar os efeitos da actividade humana sobre o ambiente.

Temas

Os trabalhos devem fazer referência a aspectos específicos, em linha com o programa da disciplina. Enunciam-se, a seguir, os cinco temas propostos e os aspectos de desenvolvimento obrigatório em cada tema. Tanto quanto possível, em cada tema, devem ser apontados exemplos e colhidos dados sobre a realidade do nosso país.

Tema 1 - Poluição dos solos e tratamento de resíduos (RSU)

  • Principais contaminantes do solo, suas fontes e riscos para a saúde.
  • Importância do tratamento de RSU.
  • Principais processos de tratamento de RSU, suas vantagens e inconvenientes. Incineração, aterros sanitários, compostagem.
  • Papel dos microrganismos no tratamento de RSU.
  • Importância da reciclagem dos materiais.

Tema 2 - Contaminação da atmosfera e soluções para a sua minimização

  • Principais contaminantes da atmosfera, suas fontes e riscos para a saúde.
  • Efeitos da poluição atmosférica. Chuvas ácidas, efeito de estufa, ozono atmosférico.
  • Medidas de minimização da poluição atmosférica.

Tema 3 - Contaminação da água e soluções para a sua minimização

  • Principais contaminantes da água, suas fontes e riscos para a saúde.
  • Efeitos da poluição aquática. Bio-ampliação, carência bioquímica de oxigénio (CBO), eutrofização.
  • Medidas de minimização da poluição aquática. Tratamento de águas residuais.

Tema 4 - Crescimento demográfico e seu impacto ambiental

  • Evolução demográfica.
  • Factores condicionantes do crescimento demográfico. Fertilidade e mortalidade. Imunidade e doença. Alimentação.
  • Padrões de crescimento demográfico.
  • Explosão demográfica, causas e consequências.
  • Medidas para atenuar os efeitos da explosão demográfica.

Tema 5 - Desenvolvimento sustentável

  • Conceito de desenvolvimento sustentável.
  • Necessidades da população humana.
  • Pegada ecológica.
  • Sustentabilidade em perigo. Ameaças globais.
  • Modelo sustentável.
  • Atitudes e comportamentos pessoais de sustentabilidade.


Metodologia

Grupos de trabalho

  • São constituidos grupos de trabalho até quatro elementos.
  • Os elementos do grupo podem organizar-se para o trabalho de pesquisa e partilhar informação sobre o tema mas cada aluno terá de realizar um trabalho completo focando os aspectos de desenvolvimento obrigatório.
  • A apresentação à turma deve ser coordenada entre os elementos do grupo.

Apresentação individual do trabalho escrito.

  • O trabalho escrito deve obedecer a algumas regras sobre a sua estrutura:

    Página de rosto, com o nome, título, disciplina, escola e data;
    Índice, com numeração, nome dos capítulos e indicação das suaS páginas de início;
    Corpo do trabalho, com introdução (apresentação do tema) , capítulos (desenvolvimento do assunto), conclusão (síntese, críticas, recomendações);
    Bibliografia, por ordem alfabética do apelido do autor; as obras consultadas devem ser referidas tal como o exemplo seguinte:

    SILVA, João (2007). A Poluição no Planeta Terra, 2ª ed., vol. 4, Lisboa, Bertrand, p. 53-57.

    Sobre a informação consultada na internet deve ser indicado: Autor/Instituição. Título do website. URL do website. Data de consulta.
  • O trabalho escrito deve ser entregue ao professor em formato digital.
  • Os trabalhos devem ser entregues até 14 de Maio de 2007.

Apresentação do tema, na sala de aula, trabalhado pelo grupo.

  • Cada grupo apresentará o tema, focando os aspectos obrigatórios, na sala de aula. Os elementos do grupo devem organizar-se de modo a que o tema seja apresentado de forma sintética, de acordo com um encadeamento lógico, sem haver repetições de assuntos.
  • Cada tema será apresentado em 90 minutos. Cada aluno deverá intervir durante 15 minutos. O grupo deverá prever algum tempo para debate.
  • A apresentação será valorizada se recorrer a tecnologias da informação (computadores, videoprojector, powerpoint, etc.).
  • Na apresentação não é permitida a leitura de textos longos. Deve ser suportada, sobretudo, em imagem.
  • Os temas serão apresentados nas seguintes datas: Tema 1 - 17 de Maio; Tema 2 - 21 de Maio; Tema 3 - 22 de Maio; Tema 4 - 29 de Maio e Tema 5 - 31 de Maio.

Avaliação individualizada

  • Cada aluno será avaliado pelo trabalho escrito e pelo desempenho na apresentação em sala de aula.